terça-feira, 4 de junho de 2013

GRÃO-MESTRE VISITA PORTUGAL

Durante cinco dias no final do mês de Maio, início de Junho, o 49º Grão-Mestre da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, D. Carlos de Bourbon – Marquês de Almazán, visitou o nosso país, acompanhado pela Senhora Marquesa de Almazán, por D. Francisco de Borja Castellano y Salamanca – X Conde de Campo Alange - Grande de Espanha, e pela comissão do Grão-Priorado de Portugal.
Esta estadia de cinco dias não poderia deixar de ser no “berço da nacionalidade” – Guimarães, num dos locais mais simbólicos, a Pousada de Santa Marinha.
A estadia do Grão-Mestre, permitiu visitar a primeira gafaria portuguesa edificada junto ao Marco de Canavezes, e que foi apoiada pela Ordem no século XIII, assim como a sede do Grão-Priorado de Portugal.
Na visita à sede do Grão-Priorado de Portugal, um edifício do século XVIII, com as suas características arquitetónicas da região, junto rio Douro, com Capela privada para os seus membros, sala de reuniões, sala do capítulo, biblioteca, e seis habitações para os anuais retiros espirituais, gentilmente cedida para se tornar o centro dos Lazaristas portugueses, permitiu ao Grão-Mestre ver o trabalho que se tem desenvolvido nos últimos tempos, assim como as diferentes iniciativas que estão a ser lançadas tanto no plano de apoio social, como espiritual.
A visita á sede do Grão-Priorado de Portugal, terminou com uma troca de lembranças, a assinatura do livro de honra pelo Grão-Mestre D. Calos de Bourbon, pela Marquesa de Almazán e pelo Conde de Campo Alange, este último, o grande impulsionador em Espanha do movimento “Toda ayuda es poca”, que no ano transato conseguiu reunir o maior número de alimentos realizados no nosso país vizinho.
Não podemos deixar de referir de entre as várias iniciativas por ocasião da visita do Grão-Mestre, a passagem por uma das instituições que o Grão-Priorado de Portugal tem apoiado, o “Coração Alegre”.