domingo, 19 de abril de 2015

BEJA - 2015 - COMENDADORIA DO ALENTEJO E ALGARVE

Nos passados dias 10 e 11 de Abril, realizou-se na rustica Pousada de Beja, antigo Convento de São Francisco, mais uma Solene Investidura de novos Cavaleiros e Damas do Grão-Priorado de Portugal, da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém sob o governo de Sua Exa. o Grão-Mestre D. Carlos de Bourbon – Marquês de Almazán.
 Postulante Óscar Caeiro Pinto acompanhado pelo Prof. Dr. Manuel Curado, ao fundo o Prof. Dr. José Manuel Ferreira Coelho e o Dr. Fernando Águas 
 
Esta cerimónia, que investiu doze Cavaleiros e Damas e dois Capelães, contou também com a fundação da Comendadoria do Alentejo e Algarve, a qual exercerá as suas atividades sob a supervisão de Sua Exa. o Comendador Arq. Luís Soveral Varella – Barão de Arêde.
 Prof. Dra. Ana do Carmo Almeida do Amaral Curado
 
Recebendo membros de todas as regiões do país durante todo o dia 10 de Abril, foi somente a partir das 21h que os Cavaleiros e Damas se juntaram aos novos Postulantes para dar inicio à Velada de Armas que teve uma duração de duas horas e meia.
 
A Cruz abriu o cortejo revivendo outros tempos em que a Pousada de Beja era o antigo Convento de São Francisco. Por entre os claustros entoavam os cânticos gregorianos, e a solenidade do momento despertava o espirito dos novos Postulantes. Em cortejo entraram lentamente para a Capela.
Capelães do Grão-Priorado de Portugal - os Padres Paulo Jorge Condeça do Carmo e António Manuel Bernardo Martins
 
Por entre orações, momentos de reflecção e reconhecimento da responsabilidade que iriam assumir no dia seguinte, fortificou-se no espirito de cada Postulante que ser Cavaleiro ou Dama desta Ordem significa caminhar para uma ação diária de apoio para com os mais necessitados e estando sempre disponível para participar nas dezenas de ações humanitárias que o Grão-Priorado de Portugal realiza ao longo do ano.
O Prior do Grão-Priorado de Portugal Dom José de Lancastre e Távora - Marquês de Abrantes e o Comendador da Comendadoria do Algarve e Alentejo o Arq. Luís Soveral Varella - Barão de Arêde
 
No dia seguinte, pelas 9h da manhã, já se reuniam na entrada da Capela todos os Cavaleiros, Damas e Postulantes da nossa Ordem, que recriando o cortejo do dia anterior, participaram na celebração religiosa dirigida pelos Padres António Manuel Bernardo Martins e Paulo Jorge Condeça do Carmo, nossos Capelães.
Dr. Alexandre Drago Madeira - Presidente da Real Associação do Algarve
 
O coro que acompanhou a cerimónia religiosa, veio engrandecer a espiritualidade do momento, ao qual queremos deixar o nosso mais profundo agradecimento.
 Dom Bernardo de Bourbon de Sousa Coutinho 
 
Terminada a cerimónia pelas 12h, seguiu-se um almoço de confraternização, onde se desejou o maior sucesso para a nova Comendadoria do Alentejo e Algarve sob o Governo de Sua Exa. o Comendador Arq. Luís Soveral Varella – Barão de Arêde e se entregou o Diploma de Membro de Honra a Sua Exa. Dom Agostinho de Sousa Coutinho – Marquês do Funchal.