quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ACADEMIA AFONSO XIII

Quando um Irmão Lazarista assume um cargo de suma importância internacional, é motivo mais que significativo para dar a conhecer através deste nosso espaço de noticias do Grão-Priorado, enchendo-nos de alegria e satisfação. Hoje é um desses motivos.
 
Tentar descrever neste nosso espaço de notícias o nosso Irmão Lazarista Don José María de Montells y Galán – Visconde de Portadei, torna-se uma tarefa dificílima pelo infindável e valoroso curriculum que possui, no entanto não podemos deixar de referir o valor humano e amigo que este nosso Irmão possui, tornando-se um exemplo para todos nós.

O Dr. José María de Montells y Galán, licenciado em história e doutorado em Ciências Empresariais, é o Presidente do Real Colégio Heráldico da Geórgia, Rei de Armas da Casa Real da Geórgia e do Grão-Priorado de Espanha da nossa Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, Cavaleiro do Corpo de Nobreza do Principiado das Astúrias, Grã-Cruz das Ordens da Casa Real da Geórgia, entre muitas outras, não se pode esquecer o seu trabalho como poeta e escritor, com mais de três dezenas de publicações. E nessa matéria, é fundamental um agradecimento muito sincero de todos os Lazaristas a Don José María de Montells y Galán, que ao longo da sua vida se tem dedicado de forma intensa e dedicada a recuperar os séculos de história da nossa Ordem, deixando nos seus livros um marco patrimonial de suma importância para todos os Lazaristas.
No entanto o que nos leva a escrever estas linhas, é a eleição deste nosso Irmão Lazarista para Diretor da Ilustra Academia Afonso XIII, substituindo assim Don Juan Manuel Mitjans y Domecq - Duque de Santoña, que exercia essa dignidade desde 1993.
Don José María de Montells y Galán será acompanhado por uma equipa dinâmica e empreendedora, exercendo na função de Vice-Diretor Don Rafael Portell Pasamonte, como Secretário-Geral Don Alfredo Escudero y Díaz-Madroñero, como Bibliotecário Don Alfonso Ceballos-Escalera y Gila – Visconde de Ayala e Marquês da Floresta, como Censor Don Juan Van Halen y Acedo, como Tesoureiro Don Guillermo Torres-Muñoz y Osácar, e como Vogais Don José Luis Abad y Ruiz, Don Daniel García Riol, Don José Antonio Cadahía Casla, Don Enrique de Borbón y García-Lóbez e Don Juan de Ranea y García.
 
Como Irmãos Lazaristas, não podemos terminar estas palavras sem desejar os maiores votos de felicidade, tendo no entanto a convicção do sucesso desta equipa liderada por Don José María de Montells y Galán – Visconde de Portadei.