quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CERIMÓNIA DE JURAMENTO DO 49º GRÃO-MESTRE DA ORDEM MILITAR E HOSPITALAR DE SÃO LÁZARO DE JERUSALÉM

Foi em Manchester que D. Carlos de Bourbon – Marquês de Almazán jurou perante Deus, o Grã-Conselho Magistral, o Grão-Mestre-Emérito, Grão-Priores, Chefes de Jurisdições, Cavaleiros e Damas, assumir as suas funções com o maior empenho e dedicação, como 49º Grão-Mestre da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
 
Sua Beatitude o Patriarca Gregório III, Protetor Espiritual da Ordem, veio diretamente de Damasco, acompanhado pelo Arcebispo Joseph Jules Zerey de Jerusalém, para assistir à Cerimónia e proferir algumas palavras neste momento de tanta importância e solenidade para todos os Lazaristas: ...Este é o dia que o Senhor fez. Alegremo-nos e alegremo-nos nele … este não é apenas mais uma celebração litúrgica, mas sim uma verdadeira celebração na fé, através da união da Ordem, nesta magnifica Catedral, que é uma magnífica obra da nossa fé ancestral. Agora temos um novo Grão-Mestre, que não é apenas fruto de uma eleição, mas também da vontade de Deus. Ele é o Grão-Mestre, tanto por nossa vontade, como pela vontade de Deus.”
Foi neste espirito de fé, de esperança, com orações e leituras bíblicas, que se assistiu à eleição do 49º Grão-Mestre, e permitiu uma reflecção sobre o significado histórico dos 900 anos de história da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
De acordo com a Constituição, e o artigo 8.2 e 10º, o Grão-Mestre fez o seu juramento perante a presença do Protetor Espiritual da Ordem, Sua Beatitude o Patriarca Greco-Menelique Católico de Antioquia, de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém, como guardião da integridade espiritual da Ordem, e oferecer apoio espiritual e orientação da Ordem, com a ajuda do Grão-Prior-Espiritual.
Assim, rodeado pelo Protetor-Espiritual da Ordem, Sua Beatitude o Patriarca Gregório III, os Capelães, Prelados e os Prelados Sénior da Ordem, o Arcebispo de Jerusalém, o Grão-Prior-Eclesiástico, todos os membros do Conselho-Magistral, e o Grão-Mestre-Emérito, que D. Carlos de Bourbon – Marquês de Almazán, jurou e assumiu a sua responsabilidade de 49º Grão-Mestre da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.