sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ORAÇÃO

A hora de almoço estava a ser acompanhada por um sol aterrador no dia 5 de Outubro na cidade de Toledo. Esta cidade repleta de história, iria acolher mais uma Solene Investidura de Cavaleiros e Damas da nossa Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, organizada pelo Grão-Priorado de Espanha.
A “regra” destas iniciativas, promove que almoços e jantares entre Irmãos Lazaristas seja uma constante antes das cerimónias, preenchendo assim o espirito de profunda amizade que existe entre aqueles que pertencem a esta grande Família. E sem nunca fugir á “dita regra”, estava marcado como ponto de encontro para um grupo de amigos, às 13 horas na receção do hotel.
Apesar dos meios informáticos atuais permitirem que a distância entre amigos seja reduzida através de e-mails e facebook, o encontro físico trás um imenso sorriso e uma grande satisfação de reencontro, que é insubstituível.
A seguir aos abraços, um eterno amigo espanhol, retira do seu bolso uma pequena pagela e diz-me no seu espanhol: “é uma pagela com a oração para os Cavaleiros de São Lázaro”.
Como Católico Apostólico Romano, receber uma pagela desta forma, é dizer que temos a mesmo linguagem, que respiramos o mesmo ar, que vivemos dentro dos mesmos princípios. O primeiro ato deste meu Amigo foi, recordar-me que o princípio de todos os Cavaleiros e Damas desta Ordem é a Oração, alimentando a nossa fé, e reforçando a capacidade de seguir o nosso compromisso com Deus.
 
Assim sendo, deixo-vos a oração que me foi entregue, traduzida para português:
 
Oração dos Cavaleiros de São Lázaro
 
Senhor Jesus, que pela tua imensa bondade e misericórdia nos chamas-te a conhecer-Te e a servir esta Milícia dos Cavaleiros Hospitalários de São Lázaro, recebe agora a expressão da nossa gratidão, perante as tuas graças.
Recorda-nos que a união entre nós na tua caridade, é o nosso desejo em servir-Te com uma rigorosa fidelidade aos nossos ideais de cavalaria Cristã.
Que a Santíssima Virgem, guardiã da Unidade da Fé, São Lázaro Teu Amigo e nosso Santo Patrono, que todos os Santos, confessores, Protetores da nossa Ordem e Irmãos da nossa Religião, obtenham toda a luz e a força, para que nunca faltemos aos deveres da nossa vocação e que a aceitemos com todo o coração.
Protege-nos do medo e da censura, e que estejamos sempre disponíveis para as boas obras.
Que a Unidade da Igreja, o apoio aos Cristãos orientais e em particular aos do Teu país, o Jesus, que os pobres leprosos, os doentes, os debilitados, os prisioneiros e que os abandonados sejam o objeto do nosso trabalho, das nossas preocupações, e que beneficiem dos nossos cuidados e da nossa caridade. Que assim seja.
 
Não posso terminar sem expor o link do facebook do maravilhoso trabalho que o Grão-Priorado de Espanha tem realizado através do seu movimento “TODA AYUDA ES POCA”: