quarta-feira, 9 de setembro de 2015

GRÃO-PRIORADO DE PORTUGAL NAS FESTIVIDADES DA CONFRARIA DE NOSSA SENORA DO CASTELO DE ALJUSTREL

A convite da Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel, na pessoa da sua Juíza a Senhora D. Maria Odile Camacho Lampreia, a Ordem de São Lázaro esteve presente nas Festividades da Confraria e da Vila de Aljustrel em Honra de Nossa Senhora do Castelo no passado Domingo dia 6 de Setembro.
Entrega do diploma de Membro de Honra do Grão-Priorado de Portugal à Câmara Municipal de Aljustrel
Com uma comitiva de dez pessoas, a nossa Ordem fez-se representar pelo nosso Grão-Prior, e por vários Membros da recém - fundada Comendadoria do Alentejo e Algarve, nomeadamente o seu Comendador Cavaleiro de Justiça Barão de Arêde, e por mais quatro Cavaleiros e dois estandartes que percorreram no final das cerimónias as ruas dessa Vila em Procissão, para além de quatro acompanhantes. Igualmente a convite da Confraria de Nossa senhora do Castelo de Aljustrel esteve presente a Ordem de Malta, representada por dois Cavaleiros.
O Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel - Dr. Nelson Brito e o Comendador do Alentejo e Algarve - Barão de Arêde
O dia começou com a recepção aos Membros da nossa Ordem pelo Pároco de Aljustrel e nosso Capelão Padre Paulo do Carmo no exterior da Igreja Matriz.
Celebração
Daí, e acompanhados pelo nosso Capelão, dirigimo-nos a pé e em passeio ao Museu de Arqueologia onde nos esperavam a Senhora Juíza da Confraria, a Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Aljustrel, também ela Juíza da Confraria de Nossa Senhora do Castelo, e o Historiador e Director do Museu Senhor Dr. Artur Martins, que iniciando com uma breve alusão à História dessa Vila Alentejana, nos transportou pelo passado rico da sua História e da História das Minas de Aljustrel, únicas e provavelmente as minas mais antigas e conhecidas do Mundo, ainda em actividade. De uma explanação clara e sistemática, reflectindo o seu imenso saber, o Senhor Dr. Artur Martins tornou-nos a todos mais conhecedores da realidade da Vila e das vidas dos Aljustrelenses.
Discurso do Comendador do Alentejo e Algarve - Barão de Arêde
Sempre acompanhados pelo nosso Capelão, pela Senhora Juíza da Confraria e pela Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Aljustrel, e agora acompanhados também pelo Senhor Director do Museu, passámos à belíssima Igreja da Misericórdia onde o nosso Capelão nos guiou por esse templo, pequeno mas de uma beleza e Espiritualidade enormes, e onde se juntou ao grupo o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Dr. Nelson Brito.
O Comendador do Alentejo e Algarve - Barão de Arêde no momento da entrega do Diploma à Confraria de Nossa Senhora do Castelo, na pessoa da sua Juíza - D. Maria Odile Camacho Lampreia e na presença do nosso Capelão o Padre Paulo do Carmo  
À saída esperava-nos uma camioneta de passageiros da Câmara Municipal de Aljustrel que nos conduziu a todos à zona mineira de Algares, as famosas Minas de Aljustrel. Aí, o Senhor Presidente da Câmara Municipal acompanhado pelo Historiador e Director do Museu Arqueológico puseram-nos a todos a par da actual realidade quer do funcionamento das minas quer da vida da Vila de Aljustrel. Já na Sala museológica dos Compressores e ainda na zona mineira de Algares, após conversas informais entre os participantes e várias questões colocadas e respondidas por parte da Câmara Municipal com vista a um melhor entendimento da realidade, seguiu-se um momento mais formal no qual o nosso Comendador, Barão de Arêde, apresentou uma breve resenha da História da nossa Ordem, das suas funções ao longo dos tempos e da actual realidade e suas funções, sublinhando a essência da sua vocação em que os Cavaleiros, não usando já a espada, a trocam pela oração e dedicação ao próximo, terminando a sua intervenção com a entrega à Câmara Municipal do Concelho de Aljustrel, na pessoa do seu Presidente, do Diploma de Membro de Honra do Grão-Priorado de Portugal da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
Dr. Alexandre Drago - Presidente da Real Associação do Algarve, Prof. Dr. Ferreira Coelho e o Barão de Arêde
Terminadas as formalidades do acto, e de novo transportados pela camioneta da Câmara Municipal de Aljustrel, seguiu-se um almoço descontraído com a participação de todos e oferecido pelo Senhor Presidente da Câmara.
Ao fundo Nossa Senhora do Castelo  - Barão de Arêde, Prof. Ferreira Coelho e o Cavaleiro Óscar Caeiro Pinto
Após o almoço os Membros da Ordem presentes reuniram-se num Hotel/Turismo Rural à saída da Vila onde se discutiram os assuntos ligados à nossa Ordem e a dinâmica a implementar no crescimento da Comendadoria do Alentejo e Algarve, tendo o resultado sido bastante rico, e preparando-nos todos também espiritualmente para a cerimónia Eucarística que se seguia na Igreja Matriz.
Percorrendo as ruas de Aljustrel 
Na sacristia da Igreja Matriz os Cavaleiros da Ordem juntaram-se aos Membros da Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel e aos Cavaleiros da Ordem de Malta, e em cortejo pelo exterior da Igreja Matriz entraram pela porta principal da Igreja, repleta, e ao som do grupo coral da Paróquia.
Percorrendo as ruas de Aljustrel 
Durante a lindíssima cerimónia Eucarística, sempre acompanhada dos cantos, foram investidos novos Membros da Confraria de Nossa Senhora do Castelo e o nosso Comendador, perante toda a assembleia, fez a entrega do diploma de Membro de Honra da nossa Ordem à Confraria de Nossa do Castelo de Aljustrel na pessoa da sua Juíza a Senhora D. Maria Odile Camacho Lampreia.
Percorrendo as ruas de Aljustrel 
Seguiu-se o ponto alto das cerimónias com uma grandiosa procissão que percorreu as ruas da Vila de Aljustrel e na qual, bem visíveis, estiveram os nossos estandartes e os nossos Cavaleiros ostentando as suas capas e insígnias, numa manifestação de grande Espiritualidade e empenho no engrandecimento e reconhecimento à Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel.
Terminadas as cerimónias, e agora num momento de total descontracção, seguiu-se um jantar no salão dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel com mais de sete dezenas de pessoas onde estiveram presentes os Membros da Confraria, o Pároco de Aljustrel e nosso Capelão, os Membros da nossa Ordem, e outros cidadãos que ajudaram e contribuíram para o engrandecimento das Festividades.
Apesar da nossa Ordem ter estado presente no Domingo dia 6 de Setembro, ponto alto das cerimónias, as Festividades em Honra de Nossa Senhora do Castelo, iniciadas no dia 4 de Setembro, estenderam-se até ao dia 8 de Dezembro.
Momento de Oração - Nossa Senhora do Castelo pelo nosso Capelão o Padre Paulo do Carmo