quinta-feira, 30 de maio de 2013

GRÃO-MESTRE RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MALTA

Na última visita do nosso Grão-Mestre D. Carlos de Bourbon – Marquês de Almazán à ilha de Malta no mês de Maio, foi recebido em cerimónia oficial pelo Presidente da República de Malta – George Abela, fruto do reconhecimento e forte relação histórica que a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, possui com esta ilha.
D. Carlos de Bourbon fez-se acompanhar com as mais altas individualidades da Ordem, tendo sido reconhecido pelo Presidente da República ao longo da cerimónia, não só a importância histórica dos Lazaristas em Malta, mas também as continuas atividades de apoio social que a têm desenvolvido.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

LAZARISTAS - APOIAR A QUEM MAIS NECESSITA

O Grão-Priorado de Portugal, ciente das responsabilidades que assiste a todos os membros, criou uma estrutura de intervenção e de apoio social aos que mais necessitam, designando-a por “Lazaristas”.
Este grupo de homens e mulheres chamados de “Lazaristas”, é fruto da consciência das dificuldades que a sociedade portuguesa atravessa, colaborando assim com instituições que comunguem dos mesmos fins, como também cria mecanismos que apoiem organizações que necessitem da nossa colaboração para minimizar os problemas existentes.
É fruto deste espirito, e consciente que todos os meios são poucos, que exerceremos com frequência a nossa responsabilidade social, com dedicação verdadeira e empenhada, conscientes que só com continuidade é que cumprimos com o nosso dever, de ajudar a quem mais precisa.
Foi neste espirito humano, que no passado dia 22 de Maio distribuímos mais de 20 caixas de roupa entre Porto e Amarante, e uma quantidade de alimentos que superou as espectativas iniciais, os quais foram cedidos por membros e amigos.
Esta iniciativa é fruto do valor humano de todos os membros e amigos, que de forma empenhada se dedicaram a esta causa, que é uma causa de todos.
Não podemos deixar de manifestar o nosso profundo agradecimento pelos meios de transporte, os quais sem eles era impossível concluir positivamente esta iniciativa.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

CERIMÓNIAS NA ILHA DE MALTA

O céu azul da ilha de Malta confundia-se com o azul do mediterrâneo. As muralhas envolviam todo o senário, e os edifícios históricos desta ilha, antecipavam a beleza de um longo dia.
Por entre as visitas habituais de qualquer turista, é inevitável não passar alheio á profunda marca portuguesa nesta ilha, através dos dois Grão-Mestres da Ordem de Malta, Manuel Pinto da Fonseca e Manuel de Vilhena.
 
Depois da Velada de Armas, e já o final do dia, mas com um sol intenso, os diferentes representantes das Jurisdições da Ordem, deslocaram-se para o Castelo de Lazun (sede da Ordem), para comemorar o 40º aniversário da doação deste edifício pelo Tenente Coronel Gayre of Gayre and Nigg – Laird of Lochore, á Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, que se tornou a sua sede mundial.
 
É um edifício do século XV que sofreu as consequências da II Guerra Mundial, mas que o Tenente Coronel Gayre of Gayre and Nigg o soube recuperar e tornar um espaço físico cheio de significado para todos os Lazarista.
Eram mais de 50 pessoas qual o Grão-Mestre D. Carlos de Bourbon – Marquês de Almazán, inicio o seu discurso de comemoração antes de apresentar a placa comemorativa da data assinalar. As suas palavras começaram com um vento forte que provocou um olhar entre todos os presentes, no entanto o discurso foi mais forte e tocou nos pilares que estorturam esta Ordem, os valores históricos e o apoio aos mais carenciados.
 
No dia seguinte ao final do dia, tendo como cenário a Catedral de São Paulo em Valleta, que reuniu mais de 200 Cavaleiros e Damas com os seus mantos Lazaristas, o Conselho-Magistral da Ordem, várias Jurisdições Internacionais (Portugal, Holanda, Alemanha, América, Espanha, França, Itália, etc.) e o 49º Grão-Mestre da Ordem, D. Carlos de Bourbon, decorreu a Solene Investidura.
O dia terminou num Jantar de Gala no Hotel Excelsior, com mais de 400 pessoas presentes.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PUBLICAÇÃO – BRASÕES DE ARMAS DAS DIFERENTES JURISDIÇÕES INTERNACIONAIS

O Grande  Oficial de Armas, o Cavaleiros Prof. Dr. Michael Wallis Ross, publicou a lista completa de Brasões de Armas das diferentes Jurisdições Internacionais da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
Para se poder visualizar o trabalho, deve-se recorrer ao site Internacional e entrar na área dos Membros (o formato é em PDF).